Quem começa a planejar uma viagem para a cidade maravilhosa sempre fica na dúvida de onde ficar no Rio de Janeiro
A gente já te adianta que a resposta é simples e direta: Botafogo é o melhor bairro para se hospedar no Rio de Janeiro, especialmente se você quer fugir do óbvio, evitar armadilhas turísticas e viver a cidade de um jeito mais real.
Botafogo é apontado há anos por publicações internacionais como um dos bairros mais “cool” do mundo. Faz tempo que deixou de ser apenas um bairro de passagem para se tornar o destino certo de quem quer viver o verdadeiro Rio de Janeiro.
Para você entender por que se hospedar aqui faz tanto sentido, preparamos este guia com a propriedade de quem vive e é apaixonado por essa área da Cidade Maravilhosa.
Localização Privilegiada: o “meio do caminho” entre os principais pontos turísticos
Botafogo está literalmente “espremido” entre o Morro do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, e o Pão de Açúcar, com seu clássico bondinho. Realmente parece que o bairro foi estrategicamente colocado no mapa para facilitar a vida de quem viaja.
Ficar hospedado aqui é ter o “meio de campo” perfeito: você está a um pulo do Centro Histórico e a poucos minutos das areias de Copacabana e Ipanema.
Para quem quer explorar o Rio de Janeiro gastando menos tempo no trânsito e menos dinheiro com deslocamentos, essa logística é um diferencial decisivo. Pique de cria!
Mobilidade: transporte público rápido e facilidade de acesso
Para facilitar sua vida, separamos os principais pontos que tornam a mobilidade em Botafogo uma das melhores da Zona Sul:

- O Metrô está a 10 minutos de caminhada do hostel: O bairro possui uma das estações mais movimentadas da cidade, a duas quadras do Gaia Hostel. Usando o MetrôRio, você chega às praias de Copacabana ou Ipanema em poucas estações.
- Carros de aplicativo: Por estar “no meio de tudo” e entre as principais atrações, as corridas para o Centro, Lapa ou orla de Copa e Ipanema são rápidas e num preço justo.
- Pedale pelo Rio: Pedalar pelo Rio de Janeiro é fácil, gostoso e barato. Bem pertinho do Gaia Hostel tem algumas estações do Bike Rio. É só baixar o aplicativo, escolher seu plano e aproveitar as ciclovias para curtir o melhor da cidade mantendo o corpo em movimento.
- Vida a Pé: Em um raio de poucas quadras do Gaia, você encontra mercados, farmácias 24h, shoppings e, claro, o melhor da gastronomia local. De botecos com PFs baratos aos pratos mais gourmets; de bares com cervejas artesanais premiadas, aos botecos com mesa na calçada e aquele copo americano que a gente adora.
Segurança e infraestrutura de um bairro residencial
Diferente de áreas exclusivamente turísticas, Botafogo tem vida própria. É um bairro de morar, trabalhar e circular.
Isso impacta diretamente na experiência do viajante: as ruas são movimentadas durante todo o dia e há uma oferta de serviços que não fecha, trazendo uma sensação real de segurança para quem anda a pé.
Você vive o Rio no ritmo certo, com a praticidade de ter tudo à mão sem depender de roteiros engessados.
Onde o Rio — e o mundo — come, bebe e se encontra
Há uma década, quando o Gaia Hostel começava a se destacar entre os hostels cariocas, quem também ganhava as páginas da imprensa internacional era nosso bairro.
Botafogo começou a ser chamado de BotaSoho, numa referência ao bairro novaiorquino, e também de Baixo Botafogo, remetendo à região da Rua Augusta, em São Paulo, que também tinha se reinventado com foco em bares e restaurantes.

O movimento começou ali perto da estação do metrô e se espalhou pelo bairro. São vários núcleos de bares e restaurantes que atraem cariocas e turistas para uma experiência noturna diferenciada no bairro.
A nova queridinha o momento é a Rua Arnaldo Quintela, que foi eleita a oitava rua mais descolada do mundo pela edição de 2024 da revista britânica Time Out.
Eles destacam que antigas oficinas mecânicas e outros espaços que estavam fechados deram lugar a mais de 30 novos bares, botecos e restaurantes.
E o melhor de tudo é que se hospedando aqui no Gaia Hostel você está a menos de 10 minutos de caminhada disso tudo. Dá pra curtir o agito e voltar pra “sua casa” sem perrengue.
E aí, te convenci que Botafogo é o melhor bairro para se hospedar em botafogo? Se você ainda tem alguma dúvida sobre onde ficar no Rio de Janeiro, chama a gente pra trocar uma ideia!
Por aqui a gente tem quartos para todos os tipos de viajantes, de estilos e de orçamento de viagem.
Tem os compartilhados mistos, os quartos compartilhados femininos para as viajantes que preferem e também privativos para viajantes que não abrem mão do clima de hostel, mas preferem um pouco mais de privacidade.

